A Eventbrite, plataforma multinacional para organização de eventos e venda de ingressos, anunciou que seus negócios serão impactados de maneira significativa pela pandemia da COVID-19
A empresa afirmou que está retirando perspectivas referentes ao
primeiro trimestre de 2020, já que o surto impacta todos os eventos ao
vivo do globo.
Muitos lugares do mundo não apenas não recomendam grandes
aglomerações, como tornaram-as ilegais. É o caso de Washington, Nova
York e Califórnia, nos Estados Unidos. O chamado distanciamento social é
estimulado pela maioria dos Estados a fim de reduzir a propagação do
vírus.
Na
sexta-feira, 13, o Ministério da Saúde brasileiro recomendou que todos
os grandes eventos fossem cancelados. No último domingo, 15, o Centro de
Controle e Prevenção de Doenças norte-americano orientou que não fossem
realizadas reuniões de mais de 50 pessoas nas próximas oito semanas.
Isso inclui conferências, festivais, desfiles, shows e eventos
esportivos - especialidades presentes na plataforma da Eventbrite.
"A
pandemia global e o impacto no setor de eventos ao vivo são sem
precedentes", disse Julia Hartz, CEO da Eventbrite, em comunicado
divulgado ontem (16/3). “Estamos trabalhando para garantir o bem-estar
de nossa força de trabalho global e apoiar nossos clientes enquanto
tomam decisões importantes sobre seus eventos durante esse período. O
ano começou forte e agora estamos vendo um impacto material em nossos
negócios. Embora a magnitude final desse impacto não esteja visível,
continuamos confiantes em nossa estratégia de avanço, em nossa posição
de mercado e na demanda de longo prazo por experiências ao vivo”,
acrescentou.
Em 2019, a Eventbrite expandiu seus negócios para alcançar uma
comunidade de quase 1 milhão de produtores que organizaram 4,7 milhões
de eventos em 180 países. Sua receita aumentou 12%, atingindo US$ 327
milhões. Em 2020, a Eventbrite espera expandir esses números.
Em
fevereiro, a empresa havia antecipado uma receita no primeiro trimestre
de US$ 84 milhões a US$ 88 milhões. Suas perspectivas de negócios
também antecipavam um crescimento de receita de 3% a 8% no primeiro
trimestre de 2020 e de 5% a 10% para o ano inteiro, com um segundo
semestre ainda mais forte. Além da perda de faturamento de eventos que
nem estão sendo planejados, a empresa também será afetada por
cancelamentos e seus consequentes estornos.
Antes da crise ser
declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a Eventbrite já havia
sugerido o potencial de impacto do coronavírus em seus negócios ainda
no final do ano passado. Isso porque sua equipe percebeu que 10% de seus
eventos na plataforma atraíram participantes a mais de 160 quilômetros
de distância - fenômeno suscetível a impactos em caso de restrições de
viagens. Além disso, 10% dos ingressos pagos vieram de eventos com mais
de 5.000 participantes, cujo cancelamento afeta diretamente as
perspectivas dos negócios.
Os encontros menores, inicialmente
tratados pela Eventbrite com mais otimismo, agora fazem parte da
cartilha de não-recomendações das autoridades em saúde. Desde fevereiro a
empresa não oferece projeções revisadas - e ainda não se sabe quanto
tempo mais será necessário para que o surto seja controlado.